Ações de Extensão em Parceria

http://www.ecocidades.uff.br

Programa de Extensão Ecocidades

Coordenação: Profa. Patricia Almeida Ashley (CV Lattes)

O objetivo geral do Programa de Extensão Ecocidades é promover a educação e mobilização social em políticas e práticas orientadas para a responsabilidade social, desenvolvimento e equidade, em múltiplas escalas espaciais e a partir de uma perspectiva multiatores e multinível para a dimensão institucional do desenvolvimento sustentável.  No público-alvo do Programa de Extensão Ecocidades estão: instâncias de participação social na interface Estado e sociedade; educadores populares e em instituições de educação; organizações da sociedade civil para defesa de direitos humanos e direitos difusos; estudantes; famílias e coletivos de movimentos de organização comunitária.  

O Programa de Extensão Ecocidades organiza-se pelos módulos de Informação, Formação e Assessoramento orientados para o serviço ao público.  Conta, também, com o módulo Gestão para a integração e suporte aos demais módulos. Assim, atua, por um lado, monitorando demandas em diálogo com o público-alvo e estudos e, por outro lado, construindo-se e disseminando conteúdos digitais em material didático e fontes documentais e bibliográficas nacionais e internacionais, em especial sobre políticas públicas e tratados internacionais que contribuam para a formação de culturas, políticas, economias e territórios de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.

Veja mais



Programa de Extensão Civilizando

Coordenação: Profa. Renata Gonçalves Faísca (CV Lattes)

O Programa de Extensão Civilizando consiste em elaborar, discutir e implantar ações direcionadas à educação sustentável e saúde na Construção Civil através de aulas, palestras, minicursos e pesquisas de campos em que são tratadas as questões conceituais e práticas sobre temas que permeiam desde a formação técnica à saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores.  Contando com estudantes de Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil e Medicina, objetiva-se, por meio da extensão universitária, potencializar o estímulo à docência e pesquisa dos estudantes; a integração de conhecimento entre duas áreas temáticas distintas; o auxílio às questões de infraestrutura de engenharia e saúde do trabalhador de construção civil  através da informação; melhorias de forma indireta da qualidade de vida e saúde do trabalhador; práticas de ações de saúde, de caráter educativo fundamental  para prevenção, tratamento e controle das principais doenças relacionadas ao trabalho; soluções simplificadas de engenharia que possam colaborar com os operários,  seus familiares e a comunidade. 

As ações que vem sendo realizadas visam:
  • Disseminar conceitos relacionados a sustentabilidade, acerca de aproveitamento de resíduos, desperdícios com energia e água no ambiente em que vivem e trabalham.
  • Implementar ações de saúde, de caráter educativo, que é fundamental para melhoria da qualidade de vida, prevenção, tratamento e controle das principais doenças relacionadas ao trabalho.
  • Dentro do papel da Universidade, apoiar o desenvolvimento do setor de construção civil, contribuindo com novas técnicas construtivas, sustentabilidade, educação, saúde e qualidade de vida dos envolvidos, colaborando indiretamente com a vida de toda a população.

Veja mais


 Simpósio em Produção de Organismos Aquáticos e Desenvolvimento Sustentável - PROAQUAS

Simpósio em Produção de Organismos Aquáticos e Desenvolvimento Sustentável - PROAQUAS

Coordenação (edição 2015): Prof. Róberson Sakabe (CV Lattes) e Profa. Alejandra Filippo Gonzalez Neves dos Santos (CV Lattes)

A situação do setor aquícola no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro exige soluções criativas, principalmente as que visam informar aos profissionais da área e produtores rurais, novos conhecimentos. O desenvolvimento de ações extensionistas como o "Simpósio em Produção de Organismos Aquáticos e Desenvolvimento Sustentável - PROAQUAS” tem um importante papel no desenvolvimento auto-sustentável e equilibrado do ecossistema aquático, através de difusão de palestras realizadas por especialistas na área, visando a transferência de novas tecnologias e intercambio técnico - cientifico.  Com sua primeira edição em 2011 seguida pelas edições de 2013 e 2015, PROAQUAS é uma ação de extensão do grupo de pesquisa do CNPq - Produção Aquática e Desenvolvimento Sustentável, pela união de professores e pesquisadores atuantes em áreas afins.

Veja mais