Contextualização


A primeira edição em 2012

A primeira edição do evento gerou repercussão positiva no reconhecimento de questões sobre integração ensino, pesquisa e extensão na educação ambiental; aproximação de docentes em diferentes departamentos e unidades; além de publicação de catálogo de disciplinas que tratassem de educação ambiental e cidadania (veja mais no blog da edição 2012 do evento)

 

A segunda edição em 2016

A UFF a cada ano vem ampliando a oferta de turmas com conteúdos curriculares na Graduação que tratam de temas direta ou indiretamente relacionados à educação ambiental, educação ética, educação para a cidadania, educação para a responsabilidade social, educação para a sustentabilidade e educação para o desenvolvimento sustentável.
Algumas questões de reflexão podem ser expressas aqui para atividades de diálogos em ambientes virtuais (Blog, Canal Youtube e Plataforma Moodle), podendo gerar conclusões e recomendações com prospecção de parcerias dentro e fora da Uff para fins de desenvolvimento institucional:
  1. Como tais conteúdos são pensados, quais as suas ementas e bibliografias?
  2. Quais as práticas de ensino-aprendizagem?
  3. Quais as necessidades docentes para mútua colaboração no campo da educação ambiental, educação ética, educação para a cidadania, educação para a responsabilidade social, educação para a sustentabilidade e educação para o desenvolvimento sustentável?
  4. Como tais conteúdos são percebidos pelos corpo docente e discente?
  5. Como são articulados aos currículos?
  6. Como são integrados à pesquisa e à extensão?
  7. Como fazer a difusão desses conteúdos e articulação do corpo docente visando rede de formação e de colaboração nesses conteúdos?