Trabalhos Registrados


Participantes Autore(a)s

    1. Alcindo Miguel Martins Filho
    2. Alejandra Filippo Gonzalez Neves dos Santos
    3. Aline Feliciano Fonsi
    4. Ana Alice De Carli
    5. Ana Carolina Nogueira Luz
    6. Anderson Luiz Barreto daSilva
    7. Andrea da Silva Batista
    8. Andressa Batista Souza
    9. Angela Sanches Rocha
    10. Angela Scarparo
    11. Anna Beatriz Barcaro Correia
    12. Anna Luiza Pinage Barbosa
    13. Bruna Caldeira da Silva
    14. Caio Veloso Moreira de Oliveira
    15. Caroline de Souza Meira
    16. Celia Souza
    17. Claudia Tostes Fernandes
    18. Cristina Mota Portela
    19. Dirlane de Fátima do Carmo
    20. Edimilson Antonio Mota
    21. Eliane Cristina Braga
    22. Fábio Luiz Paulo Costa Junior
    23. Felipe Guimarães Tavares
    24. Flávio Lemos de Souza
    25. Francelise Pivetta Roque
    26. Francisca Marli Rodrigues de Andrade
    27. Gil Dourado Pamplona
    28. Isabelle Duarte Ribeiro Moreno
    29. Jaqueline Manhães Pereira
    30. Jordana Cristina Gil de Oliveira
    31. Karine Marinho do Nascimento
    32. Karoline de Jesus Stutz
    33. Laura Beatriz Oliveira Rodrigues
    34. Letícia Pereira Mendes Nogueira
    35. Lídia Santos Soares
    36. Luana De Sousa Godinho
    37. Luisa Ribeiro Lima
    38. Marcela de Abreu Moniz
    39. Marcela Pereira Mendes Rodrigues
    40. Marcos Alexandre Teixeira
    41. Maria Thereza Alpoim de Jesus Dutra
    42. Mariana de Lima Goulart Pecly
    43. Mariana Vezzone Tosta Rabello
    44. Marina Franco Henriques de Castro
    45. Matheus Wilson Fonseca Coelho
    46. Mônica Carvalho Netto
    47. Monica Marella Correa
    48. Patricia Almeida Ashley
    49. Perola Christina Chaves Dias
    50. Peter da Silva Rosa
    51. Priscila Starosky
    52. Priscila Tamiasso-Martinhon
    53. Regina Célia Paula Leal-Toledo
    54. Renata Gonçalves Faisca
    55. Roger Amaral de Medeiros
    56. Ronald Gomes Freitas
    57. Selma Alves Dios
    58. Suelen Adriani Marques
    59. Tatiana Bagetti
    60. Thamires Rodrigues de Sá Valle
    61. Valeria Lima Guimarães

Arte, Tecnologia e Multimídia

Documentário: Psique In Natura

Áreas temáticas do evento: Educação Ambiental, Educação para a Sustentabilidade, Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Abordagem principal às áreas temáticas: Integração ensino, pesquisa e extensão: Experiências e reflexões de mútua colaboração e integração da pesquisa e extensão para o ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares aplicados ao ensino da Graduação nas áreas temáticas do 2° Encontro de Diálogos
Breve comunicação sobre o conteúdo: Este documentário expõe, através de relatos de experiência, a vivência despatologizante de sujeitos que encontraram, in natura, a saúde psíquica roubada na cidade. Alicerçado na epistemé da Ecopsicologia, este documentário busca evidenciar que enquanto o sofrimento humano for entendido como fruto de uma relação apenas inter/intrapessoal sem abranger nossas conexões com o mundo natural, o debate sobre saúde psíquica estará em constante falta.

Resumos


Título Principal do Resumo
Subtítulo do Resumo, se houver
Breve comunicação sobre o resumo
Integração ensino, pesquisa e extensão: Experiências e reflexões de mútua colaboração e integração da pesquisa e extensão para o ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares aplicados ao ensino da Graduação nas áreas temáticas do 2° Encontro de Diálogos
A responsabilidade civil e a teoria do risco integral como instrumentos de educação ambiental

O presente resumo possui como objetivo demonstrar que a teoria do risco integral, pari passu, a responsabilidade civil objetiva, são profícuos instrumentos da educação ambiental.
Capacitações em agroecologia e inclusão digital para agricultores realizadas por graduandos da UFF

Foram avaliadas capacitações em agroecologia e inclusão digital para agricultores assentados em São Gonçalo com diferentes metodologias, conduzidas por graduandos de Engenharia agrícola, Engenharia de Recursos Hídricos e Tecnologia da Informação
Diálogos interinstitucionais transdepartamentais
Relato de uma experiência
Este trabalho compartilha a experiência adquirida em ensino, extensão e pesquisa, por meio de diálogos interinstitucionais transdepartamentais, entre os partícipes do Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA).
Experiências com extensão e educação ambiental nos cursos de graduação de Engenharia Civil e Medicina

O resumo aponta aspectos positivos sobre educação ambiental e as atividades realizadas, tanto pelos participantes do programa, quanto pelo público em geral. Mostrando a importância da inserção das atividades de extensão nos cursos de graduação.
O papel da educação ambiental na sustentabilidade das produções agrícolas sem agrotóxico
Estudo de caso
Avaliamos a construção do conceito de sustentabilidade por meio da educação ambiental de agricultores urbanos e periurbanos em hortas agroecológicas, tendo como estudo de caso os municípios de Sete Lagoas (MG) e Nova Iguaçu (RJ)
Turismo UFF no Museu do Samba (RJ)
Desafios e contribuições para o desenvolvimento sustentável do novo atrativo turístico
Apresentação dos desafios e resultados da parceria com o Museu do Samba, na Mangueira, no Rio de Janeiro, com enfoque na busca de soluções para o seu desenvolvimento como atrativo turístico, valorizando a comunidade local.
Métodos e Tecnologias de Ensino e Aprendizagem: Experiências e reflexões acerca de métodos, técnicas, linguagens, tecnologias, mídias, suportes, ambientes e contextos para as práticas, conteúdo e resultados de ensino e aprendizagem aplicados ao ensino da Graduação nas áreas temáticas do 2° Encontro de Diálogos
A Paisagem Modernista na cidade de Campos e Cataguases

Tem como objetivo demonstrar conceitos que a disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Geografia aborda e como aplica o referencial teórico proposto, de modo a evidenciar experiências, conteúdos e resultados do ensino e aprendizagem.
Educacao ambiental usando peixes como indicadores para preservacao e conservacao do meio ambiente

A educação ambiental aplicada a alunos de ensino superior usando peixes para avaliar o meio ambiente desperta valores e atitudes comprometidas com a conservação da biodiversidade e a integridade de ecossistemas.
Ensino-aprendizagem no contexto e agenda das ocupações
Reflexões quanto ao dito, ao contradito, ao (de)feito e ao (re)feito
As ocupações empreendidas pelos estudantes nas instituições de ensino trazem à tona processos educativos emancipatórios, autônomos, dialéticos e intervencionistas que podem estar sendo deixados à parte no ensino superior.
Espiritualidade e academicismo na prática de aprendizagem baseada em projetos
Diálogos de saberes em conferências livres de meio ambiente
A realização de Conferências Livres em prática de ensino adotando a aprendizagem baseada em projeto proporcionou o diálogo de saberes entre universidade e comunidades, educando pela autonomia no exercício de responsabilidade social e cidadania.
Grafite e ensino de Geografia

Propomos a utilização do grafite no ensino de Geografia, abordando-o como uma linguagem urbana, repleta de símbolos e significados, bem como seu potencial como ferramenta de inclusão social.
Proposta de oficinas voltadas ao desenvolvimento de competências humanísticas necessárias ao exercício da profissão
Proposta para estagiários de Fonoaudiologia e Odontologia
Esse resumo discute desafios no desenvolvimento de habilidades humanísticas necessárias ao exercício da profissão em saúde e uma proposta metodológica de intervenção nos cursos de Fonoaudiologia e Odontologia (Nova Friburgo).
Sentidos da terra em corpo expressivo
Educação ambiental por meio das técnicas de cerâmica e educação somática
Apresenta-se roteiro de oficina cerâmica para educação ambiental pelo movimento expressivo em interação sociopolítica, a partir da técnica de modelagem em barro/cerâmica e educação somática.
Sentimentos e reflexões mobilizados por uma vivência acadêmica de fonoaudiologia em cuidados paliativos domiciliares
Uma estratégia de ensino e aprendizagem de profissionalismo
Relatos de estudantes de Fonoaudiologia em sentimentos e reflexões sobre uma vivência de atendimento fonoaudiológico domiciliar a um paciente com distúrbio neurológico grave em cuidados paliativos demonstram o êxito dessa prática educativa.
Projetos pedagógicos, currículos e percursos de formação: Por que ensinar; o que ensinar; quando ensinar no currículo; como orientar; como compor o percurso formativo; como construir pontes integrando cursos na Uff; como ensinar dentro e fora de sala de aula, aplicando ao ensino de Graduação nas áreas temáticas do 2° Encontro de Diálogos
A Engenharia é Sustentável?
Mitos replicados no ensino da graduação
Se existe sustentabilidade na Engenharia, como ela é ensinada, quais os paradigmas que são replicados e o quanto o aluno é convidado a fazer a sua trajetória em busca de um conceito que o satisfaça
A importância da educação ambiental para despertar a cidadania ambiental

O presente trabalho busca demonstrar a importância da educação ambiental para despertar a cidadania ecológica nas pessoas e, por conseguinte, (re) construir uma nova relação de cuidado e respeito entre a humanidade e a natureza.
Educação ambiental em visita domiciliar na estratégia Saúde da Família
Percurso na formação e preceptoria na residência em Enfermagem em Saúde Coletiva
O objetivo desse trabalho é conhecer as ações de educação ambiental que são desenvolvidas por enfermeiros preceptores de equipes de Saúde da Família em visitas domiciliares, subsidiando a discussão sobre a formação do residente de enfermagem.
Educação ambiental entre disputas de interesse na esfera governamental e sua legitimação como política pública

O estudo destaca os marcos políticos nacionais em educação e em educação ambiental, além de alguns desafios relativos à realização de tais políticas.
Educação para a responsabilidade social
A necessidade de uma abordagem crítica para além da declaração de boas intenções
A RSC, tal como está encaminhada, serve como escudo para uma atuação lesiva à sociedade. É necessária uma abordagem mais crítica na formação em responsabilidade social que possibilite um efetivo controle social do comportamento das organizações.
Educação para o desenvolvimento sustentável no ensino de graduação
Uma proposta de modelo de classificação para fins de recuperação da informação
Apresenta-se o desafio da clareza conceitual e recuperação da informação em conteúdos curriculares quanto à educação para o desenvolvimento sustentável.
Em que medida as ações de uma coordenação de estágio de um curso de Fonoaudiologia em implementação influenciam o ensino de ética e cidadania
Da burocracia à andragogia
Nesse resumo compartilha-se a experiência de transformar processos gerenciais em andragógicos, possibilitando o ensino fora da sala de aula ao fomentar a revisão de papéis da e na Universidade com relação ao estágio obrigatório e não-obrigatório.
Enfermagem, cidadania e cuidado ecológico
Percepção de graduandos de Enfermagem sobre riscos do Comperj
O estudo foi desenvolvido considerando o desafio do currículo e da formação de estudantes de Enfermagem para compreenderem e atuarem com responsabilidade ética, social e política sobre os processos de saúde-ambiente no território.
Trajetória docente e a construção da Transversalidade: Como se dá a construção do saber e fazer pelo docente aplicado ao ensino de Graduação nas áreas temáticas do 2° Encontro de Diálogos, quais as lacunas e oportunidades para a sua formação, quais os desafios e recomendações
Educação do Campo e Sustentabilidade: a formação docente e a construção da transversalidade

A presente proposta busca ressaltar a importância da transversalidade na Educação Ambiental e como esta pode ser implementada por meio da linha de pensamento rizomática, especialmente no âmbito do curso de Educação do Campo.